quinta-feira, 24 de julho de 2008

Mais um para as estatísticas...

Por Bruno de Alencar

Amigos e amigas, eis aqui mais uma vítima da violência da metrópole de São Paulo.


Sou um simples jornalista que trabalha em um pequeno canal de televisão na Avenida São João, centro de São Paulo.


Todas as manhãs, quando saio do meu trabalho, vou andando até a Estação de Metrô República. Passo por uma região conhecida como “cracolândia”. No meio do caminho uma pessoa estranha rompeu brutalmente com o a minha tranqüilidade.


Com uma faca em punho, anunciou o assalto. Levou-me R$ 30,00 mais umas moedinhas. Documentos e papéis ele não quis, apenas o dinheiro.

Nesta altura do campeonato, o safado que me roubou deve estar doidão com a droga que está consumindo, e eu estou aqui, doidão de raiva do lazarento que levou o meu suado dinheirinho.


Porque eu estou compartilhando essa experiência trágica?


Em fevereiro, o atual prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, declarou para o jornal Folha de São Paulo "hoje existe uma situação completamente diferente daquela que existia três anos atrás. Hoje é uma nova realidade".


Eu não posso falar como era há três anos atrás porque estou há pouco tempo me deslocando por essa região, no entanto a “nova realidade” não é nada boa.


Da janela do meu trabalho é rotineiro observar pessoas consumindo substâncias ilícitas.


Na mesma entrevista do prefeito á Folha, o secretário das subprefeituras da cidade, Andrea Matarazzo, declarou que "Você não tem mais o traficante instalado lá, mas você tem o usuário. Noventa por cento dos usuários que freqüentam o lugar não têm passagem pela polícia.".


Em uma entrevista um pouco anterior, datada de 31/05/2007, Kassab diz, "Minha administração é muito peculiar, porque eu não fui eleito. Acredito que isso será revertido no fim do governo, quando todo o trabalho que foi feito será mostrado", afirmou.


Eu queria que o excelentíssimo prefeito fizesse uma caminhada pela região da cracolândia, entre ás 05:00 e 06:00 da manhã, sem a companhia de seguranças ou da PM. Ou então que um membro de sua família faça esse percurso, mas alguém que ele ame muito, sua esposa, filhos (não sei se ele é pai), mas enfim, envie alguém para fazer esse percurso, já que a cracolândia não existe mais, ele não vai enfrentar perigo algum.


Sinceramente, enquanto estivermos nas mãos destes que estão no poder, não sei se o nosso futuro é melhor...


E quem me conhece sabe que eu até sou simpatizante do trabalho do Prefeito, mas afirmar que a cracolândia não existe é piada.


Infelizmente ainda não disponho de uma situação financeira para investir em um carro blindado igual ao que a maioria das autoridades circula.


Talvez quando uma empresa conseguir desenvolver uma roupa blindada semelhante á do Robocop eu compre uma. Prefeito, o senhor bem que poderia comprar essa idéia e incluir em seu plano de governo.


Antes de concluir, ontem, 23/07/2008, a Polícia Militar lançou o Sistema de Videomonitoramento da Capital. Abaixo está a localização das câmeras.


Pacaembu - 08

Parque Antártica - 14

Tiradentes - 03

Luz - 01

Consolação - 04

Santana - 03

Tucuruvi - 03

Elisa Maria - 11

Radial Leste - 04

Mooca - 08

23 de Maio - 07

Rebouças - 04

Parque do Carmo - 05

Santo Amaro - 03

Aeroporto - 04

Morumbi - 18

Total – 100


Desculpem-me pelo vocabulário, mas cacete, nenhuma câmera na Praça da República?

Até a PM está acreditando na balela do prefeito de que a cracolândia não existe mais? Ou será que eles preferem não ter o trabalho de flagrar a realidade?

Apesar de morar próximo do centro de São Paulo (20 minutos de carro) eu conheço pouco a região, mas se o Parque Antártica que a polícia se refere for a região alí do Estádio do Palmeiras, eu pergunto: Existe realmente a necessidade de 14 câmeras na região? Ou será que os policiais pretendem assistir aos jogos do Palmeiras? Caso seja um bairro afastado desta região eu peço perdão pela ignorância.

Outro detalhe, 18 câmeras no Morumbi?????????

Para quem não mora em São Paulo, e não entende este meu questionamento eu vou explicar.

O Morumbi é um dos locais mais nobres da cidade, ouso dizer que é um dos locais mais nobres do país.

Os bacanas de São Paulo precisam de atenção especial? Eu duvido que o Morumbi tenha mais crimes que a Região da Cracolândia. DÚVIDO.

Enfim, este é o nosso país, esta é a nossa realidade.

(Também peço desculpas porque a linguagem está bem simples e com alguns erros, mas neste momento nem estou preocupado com a linguagem, apenas quis compartilhar minha indignação)


Ass. Outro otário, vítima da violência.

Um comentário:

Você em Pauta disse...

Infelizmente, seja bem vindo ao clube das vitimas da cracolandia meu amigo!
É brincadeira as declarações das autoridades a respeito da violencia e da marginalidade nas grandes cidades de nosso Brasil.
Nosso? Bem, já não posso falar que é nosso, pois se fosse nosso teriamos o poder de mudança, a força de ser ouvidos e poder viver tranquilamente naquilo que é nosso!
Mas nao é!
pelo menos meu nao é, nem minha casa sei se ainda é minha, pois os assaltos em nossa cidade sao tao frequentes que as vezes parace que nós, propietarios, somos os ladroes, e so ladroes os proprietarios!
Porem, ainda nos resta uma ultima ferramenta, o VOTO!
A todos voces, que tem essa ferramenta, nao fiquem admirados com as promossas desses caras de pau, mas sim com a realidade de sua cidade!!
Vamos as urnas, ainda confio nelas, ainda...nao sei se irei continuar confiando....
Lembra de Cristo no alta da Cruz com o "bom e o mal ladrão"
Coitado de Cristo se fosse hoje para a Cruz!