quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Titulo de Eleitor, para que serve?


O Brasil em vésperas de eleições sempre vislumbra uma enchente de denuncias, dossiê e coisas do tipo.

Uma das que ocupa a pauta no STF é a obrigatoriedade ou não de dois documentos no momento do cidadão exercer seu papel cívico, ou seja, o direito ao voto!

Tal assunto foi levado ao STF via recurso impetrado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) que não reconhece a necessidade em caráter de obrigação a apresentação dos dois documentos, sendo eles o titulo de eleitor e um documento  com foto.

Na sessão que se realizou ontem no STF, muitos comentários enriqueceram a posição do PT, comentários que em suma vão na direção da não necessidade do TITULO DE ELEITOR, e sim a apresentação de apenas um documento de foto, pois segundo alguns dos ministros, é um direito declarado em nossa constituição, logo ninguém poderá ter esse direito negado, nem mesmo por falta de um segundo ou terceiro documento.

Outra alegação ainda nessa direção nos lembrava que a urna já tem uma lista de eleitores habilitados nas respectivas sessões, logo ali já consta todas as informações do mesmo sendo necessária apenas uma comprovação do mesmo.

Porem, nada disso foi o suficiente. A praticamente três dias das eleições, quando tudo parecia que o STF iria dar como vencida a discussão, eis que o nobre Ministro Gilmar Mendes pede vistas do processo.

Hoje, a Folha divulga em seu caderno uma ligação realizada horas antes entre o candidato Jose Serra e o Ministro Gilmar Mendes onde desencadeou no pedido de vistas.

Bem, em um cenário onde a cada dia o trafego de informações corre a céu aberto, talvez o bom seria colocar um pedágio entre esse trafego de informações, o que acha Serra?

O certo é uma coisa, para que afinal de contas serve o tal do Titulo de Eleitor? Nunca o usei, todas as vezes que fui votar apenas apresentei meu RG e pronto.

Mas me dou por vencido, e volto a questão acima, quem sabe um pedágio nesse trafego de informações poderia no mínimo, arrecadar umas merecas.

Um comentário:

Gaby Soncini disse...

Obrigada pelo comentário tão bonito que fez no meu blog, nem sei o que dizer, obrigada de verdade.

Beijos!