sábado, 28 de junho de 2008

Por um fio!


Heródoto Barbeiro

Está por um fio a liberalidade para que contraventores e violadores da lei de forma geral tenham a licença para se candidatar a prefeito e a vereador. Não importa se o candidato tem um currículo ou uma folha criminal. Desde que ele não tenha sido condenado em definitivo, pode requerer o registro de candidato. É a continuidade do liberô geral. E assim vai a nave da política brasileira, com a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça. Há candidato a prefeito que já foi condenado em primeira instância mais de uma vez, e está aí disputando votos. O pior é que a maioria da população não sabe o que pesa sobre a honorabilidade do candidato e vota nele ou por simpatia, ou simplesmente porque não sabe em quem votar. Esta realidade não muda porque os próprios políticos não querem uma vez que a fórmula atual os favorece.

No meio dessa patifaria geral ainda há esperança. O senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho conseguiu aprovar no senado um projeto que obriga a justiça eleitoral, no programa obrigatório do domingo a noite, a divulgar o nome e todos os processos que um candidato a prefeito ou vereador responde. Desta forma, o eleitor vai saber quem é quem e o candidato vai ter a semana inteira para se defender, também no horário eleitoral. Se essa idéia vingar muita surpresa vai acontecer e tenho certeza que o programa de tevê vai ser mais um campeão de audiência. Aparece a foto do candidato, nome, partido, número e depois os crimes que responde. Pode ter certeza que muitos vão ficar mais famosos que o BBB e dar autógrafo na rua.

O projeto do senador, que foi relatado pelo saudoso Jefferson Peres, uma das reservas morais do senado, recentemente falecido, já está em uma das gavetas da Câmara dos Deputados.Está por um fio. Se ficar lá mais algumas semanas não vai ser votado e não será aplicado nesta eleição. É verdade que ele não vai redimir a política brasileira, mas ajuda, é um primeiro passo. Só vai sair da gaveta e chegar ao plenário a gente fizer pressão sobre os deputados federais. entre no site www.camara.gov.br , veja o nome do deputado, não importa se é do seu estado ou não e mande um e-mail. Ou use o telefone gratuito. Se tiver a sorte de encontrá-lo na rua, ou na padaria, ou na feira livre, não perca essa chance e diga que vote o projeto do Pedro Simon. É verdade que é mais fácil encontrar a excelência no vôo de Brasília. Não vamos desanimar as coisas só vão mudar se a gente quiser. E a gente quer.

Nenhum comentário: