quinta-feira, 26 de junho de 2008

Analfabeto? Talvez... Burro não!




Por Bruno de Alencar Laurindo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu um reajuste de 8% no valor dos benefícios do programa Bolsa Família. A justificativa do Palácio do Planalto para tal aumento foi compensar o impacto causado pela alta dos alimentos. Mais de 11 milhões de famílias, (ou 45 milhões de pessoas) recebem o benefício, um investimento que vai passar de 10,5 bilhões de reais para 10,9 bilhões de reais.
Os benefícios variam de 18 a 172 reais mensais, pagos a famílias com renda per capita de até 120 reais.
Agora você pode me perguntar: mas o que eu tenho com isso? O que ele quer dizer? Aonde ele quer chegar com essa balela?
Embora o fato tenha sido amplamente divulgado pela imprensa nacional, e até mesmo internacional, vamos abordar um fato que poucos notaram.
Estamos em 2008, ano eleitoral. Milhares de brasileiros concorrem a cargos públicos. Prefeitos e vereadores serão eleitos nas mais de 5 mil cidades do país. Destas, algumas representam grande status para um partido, que gastam milhões e milhões de reais para eleger um representante.
Mas o fato, meus amigos, é que esse aumento do programa Bolsa Família foi dado na hora exata. Como é que os políticos da oposição vão reclamar do reajuste? Como é que vão contestar um aumento que vai beneficiar 45 milhões de pessoas? E para piorar a situação destes, estamos prestes a iniciar as campanhas políticas no rádio e na televisão.
Alguém já imaginou o que aconteceria caso PSDB, DEMOCRATAS, e outros mais que se dizem oposição, entrassem na justiça para barrar o aumento dado ao Bolsa Família?
Eu respeito o posicionamento político individual, a livre manifestação do pensamento, a liberdade de expressão, mas mesmo os mais céticos, mesmo os mais avessos ao presidente Lula terá de concordar: Lula meteu o pé no traseiro de tucanos e demos e chamou para a briga.
A tropa opositora vai fazer algo? Vão realmente ter peito de entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral? Bem, sempre tem um kamikaze, então isso até pode ser possível, mas com o reajuste do programa Bolsa Família acima da inflação, o presidente Lula colocou-se no palanque de todos os aliados do seu partido.
Agora a oposição aprendeu mais uma lição. Como ir aos palanques de todo o país sem a necessidade de estar presente fisicamente? Simples. Aumente o valor de um programa de distribuição de renda.

Aprenderam?
Agora é esperar pela próxima lição. Não faltem na próxima aula, a sua presença é muito importante

Um comentário:

Você em Pauta disse...

Bem.....
O que falar desse texto? NADA!!
Primeiramente é um gde previlegio inaugurar esse blog com um texto de um profissional de alto nivel como o Jornalista Bruno.
Só tenho que lhe agradecer meu amigo...
Volte sempre viu!!